quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Leitura das sondagens

Durante uma semana esteve online duas sondagens para saber qual o melhor candidato para as principais forças políticas concelhias, obviamente que falamos do PSD e do PS.
A participação foi considerável, principalmente durante o último dia da sondagens. O PSD esteve até hoje com uma diferença de votos considerável em relação aos votantes socialistas, mas nas últimas horas aproximou-se, bastante, dos votantes no PS.
Verificamos que os líderes políticos concelhios não recolhem a mesma aceitação para candidatos. O líder social democratas é o mais votado e o socialista obteve uma votação muito fraca.
Olhando separadamente para cada uma das sondagens podemos concluir que no PSD há três fortes candidatos e que qualquer um deles pode ser candidato sem fracturar simpatizantes do PSD. João Sousa, Eduardo Teixeira e Manuel Faria, por esta ordem, são os mais votados, vencendo a votação o líder concelhio. Poderemos ter aqui dois elementos para uma lista à Câmara Municipal, João Sousa, como candidato, e Eduardo Teixeira como número dois. Manuel Faria parece ser uma boa sugestão para candidato à Assembleia Municipal.
Quanto aos outros dois elementos apresentados a sufrágio, parece que os simpatizantes do PSD querem vê-los longe. São duas figuras completamente postas de parte nas preferências sociais democratas.
Quanto aos socialistas não restam qualquer tipo de dúvidas. Inácio Lemos é de longe o mais preferido, tendo mesmo ultrapassado a marca dos 50% da votação Surpreendentemente surge em segundo lugar Francisco Almeida, reputado empresário, mas que politicamente não tem uma participação muito visível, daí a surpresa de ser o segundo mais votado. Quanto ao Presidente concelhio, Eduardo Bragança é o menos votado o que não causa admiração. Desta votação socialista e tendo apenas em consideração estes dados parece que uma lista encabeçada por Inácio Lemos, tendo como número dois Eduardo Bragança poderá ser a solução mais vantajosa e pacificadora para os socialistas. Já Francisco Almeida será um bom excelente candidato à Assembleia Municipal.
Sobre os outros dois elementos, Manuel Machado e Horácio Reis, ainda há quem suspire por eles, mas parecem que são cartas que não entram no baralho socialista.
A grande conclusão que se pode tirar desta singela sondagem é que quem votou pretende sangue novo, novas ideias, gente dinâmica, candidatos novos a liderarem projectos capazes de mudar Felgueiras, só assim se explica a votação em João Sousa e Inácio Lemos.
Como seria um combate político com estas duas figuras e Fátima Felgueiras?
Acreditamos que será este o cenário que iremos ter nas próximas eleições autárquicas. Estaremos cá para comentar as verdadeiras escolhas e as nossas previsões.

Sem comentários:

Enviar um comentário